O diretor criativo de The Walking Dead, Scott M. Gimple, o apresentador Matt Negrete e as estrelas Aliyah Royale (Iris), Alexa Mansour (Hope), Nicolas Cantu (Elton), Hal Cumpston (Silas), Nico Tortorella (Felix), Annet Mahendru (Huck), Julia Ormond (Elizabeth) e Joe Holt (Leo) revelaram detalhes sobre seus personagens e a nova série do Universo TWD.
Ao descrever como TWDWB se relacionaria com o Universo TWD, Gimple disse: "O Rick acordou depois de um coma de duas semanas e descobriu que o mundo tinha mudado. Bom, a Iris e a Hope não acordam de um coma, mas sim da forma como enxergavam a vida. Ao saírem do Campus City elas descobrem um mundo completamente novo."
Negrete falou sobre a mitologia desta história, destacando dois eventos que vemos nos teasers e trailers da serie, "A noite em que o Céu caiu" e "O dia dos Monumentos".
Nós vemos flashbacks de "A Noite em que o Céu Caiu" no piloto e dá para sentir que é tudo realmente muito sombrio e intenso... as coisas ruins literalmente caem do céu. E, de verdade, esta noite muda o destino de todo mundo... Ao mesmo tempo, marca a última vez em que os personagens se sentem tão amedrontados, porque o que eles estão fazendo ali os leva pelo caminho da segurança."
Já o Dia do Monumento, seria uma celebração deste momento sombrio na época da atual série, ou seja, uma década mais tarde. "Este nome é uma homenagem aos monumentos do passado... e também ao tipo de monumentos que eles desejam construir no futuro", disse.
Uma vez que a série acontece 10 anos depois da Noite em que o Céu Caiu, também conhecida como Noite do Apocalipse, entendemos que os personagens cresceram conhecendo as regras deste novo mundo, o que cria uma dinâmica muito interessante, segundo Negrete. "Eles não são nem um pouco ingênuos. Sabem como os caminhantes agem... em teoria, porque nunca os viram antes".
Os atores e criadores da série também entregaram de bandeija aos fãs as principais características de cada personagem.
Royale falou sobre a sua personagem, Iris: "Ela é uma amiga ferozmente leal. Se você precisar de cuidados, ela vai cuidar de você. Se você precisar de aulas de reforço, ela vai ser a sua professora."
Para Mansour, sua personagem Hope "não poderia ter um nome mais afastado da realidade".
Royale também contou que tem pânico dos caminhantes ou “vazios”, como são chamados em TWDWB, e falou sobre a primeira vez que viu um deles. "Era minha primeira noite no set e quando abri a porta... eram 12! Estava escuro, eu não entendia para onde eles estavam indo, eu fique petrificada", disse.
Negrete descreveu o personagem de Nicolás Cantu, Elton, como "o cérebro da missão. Ele é uma alma velha em todos os sentidos". O Elton acredita que os mortos que caminham pela terra fazem parte de um evento de extinção e que falta muito pouco para que a humanidade desapareça completamente. Então, esta é a única chance que ele tem de conhecer o mundo."
Elton é faixa preta de karatê e Cantu aprendeu muito sobre artes marciais sozinho, antes de começar a filmar. "Eu ensino a galera a se defender do apocalipse no Dojo do Elton. Então, eu tive que aprender muito sobre karatê, não dava para chegar no set, simplesmente agitar os braços e fingir que sabia alguma coisa", disse o ator.
Mas segundo, Hardwick, os fãs estavam curiosos era sobre a roupa de pelúcia que é a marca registrada do personagem e queriam saber se não era muito incômoda. Cantu disse que "a roupa em si não é desconfortável, mas em uma temperatura de 109 graus e quando você é atingido por sangue vazia por todos os lados, aí tudo fica um pouco mais incômodo". Mas a roupa protege mais do que incomoda, porque é resistente às mordidas dos caminhantes, então eu sou um escudo ambulante que parece um urso de pelúcia".
Sobre Silas, o outro integrante deste quarteto fantástico, Negrete disse: "ele é uma pessoa solitária, com um passado sombrio do qual tenta fugir... mas tentar não significa conseguir".
Félix e Huck também fazem parte desta viagem apocalíptica. O primeiro é interpretado por Tortorella, e nas palavras de Negrete, "é o guardião das garotas enquanto o pai delas estiver fora". Ele é como um irmão mais velho para as meninas e também é o inimigo número um da Hope em algumas situações. Ela adora ser a rebelde e se mete em problemas, e nestas horas o Félix está sempre por perto para, literalmente, como vimos no piloto, mandá-la para a prisão".
Tortorella considera o seu personagem um grande protetor. "Esta comunidade se reuniu durante um tempo. Tem um muro que cerca a universidade e um dos principais trabalhos do Félix é ensinar a estes jovens a cuidarem de si mesmos". Para o ator, esse novo desafio significa muita ação e ele diz pronto para viver toda a adrenalina do universo TWD, que é bem diferente das comédias românticas que costuma fazer.
Negrete também falou sobre Huck, interpretado por Mahendru: "Ela é a companheira de Felix e a mentora da Hope... A Huck se sente meio responsável pela Hope". Mahendru acredita qu “por ter passado tanto tempo sozinha no deserto, A Huck está muito feliz em fazer parte de uma equipe de pessoas".
Além disso, também rolaram informações sobre Elizabeth, até agora a personagem mais misteriosa da sérue, interpretada por Julia Ormond: "Ela é uma figura importante em uma nova comunidade que será descoberta e, breve, uma comunidade muito autor.
Ficcou claro que esta nova comunidade é o CRM, que levou Rick Grimes em um helicóptero. Quando Hardwick tentou descobrir o paradeiro de Rick em Ormond, a resposta de Ormond estava na ponta da língua: "Mesmo que a Elizabeth saiba onde está o Rick, eu não sei se ela vai contar", disse. "E eu, Julia, não vou dizer nada, porque não quero perder o meu emprego."
Finalmente, Gimple contextualizou a misteriosa organização que levou Rick mais de uma década antes da estreia de The Walking Dead: World Beyond, prometendo que logo saberemos muito mais: "É uma parte muito importante da série. Nós temos muito a descobrir sobre eles".